Um dos pontos que mais geram dúvidas nas pessoas é o funcionamento do consórcio. Afinal, ele tem algumas questões que normalmente não fazem parte da sua rotina e podem ficar confusas para quem não conhece. Por exemplo, a taxa de administração: ela é semelhante à incidência de juros? Se não, quais são as diferenças?
Confira a seguir nosso artigo sobre o tema e tire suas dúvidas!
O que é a taxa de administração de um consórcio?
Para entender o que é a taxa de administração de um consórcio, precisamos falar mais sobre o que é o consórcio em si. Ele é um serviço no qual uma administradora organiza grupos consorciados, ou seja, pessoas que tenham interesse em comum em obter uma carta de crédito para adquirir um bem comum. Nesse artigo, o nosso exemplo será relacionado com a compra de um caminhão, ok?
A taxa de administração é o valor cobrado por esse serviço de organização dos grupos, ou seja, é a forma de remuneração da administradora do consórcio.
Como funciona a taxa de administração de um consórcio?
A taxa de administração de um consórcio é calculada de forma livre pela administradora. Assim, ela define quais são os valores cobrados de acordo com cada um dos seus planos. A taxa de administração é um percentual fixo sobre a carta de crédito, que é diluída ao longo do prazo de pagamento do plano.
O pagamento da taxa de administração do consórcio garante ao participante a prestação dos devidos serviços durante todo o contrato. Afinal, o trabalho da administradora é o que garante a segurança do sistema de consórcio.
Esses valores cobrem, muitas vezes, além dos custos da própria empresa (por exemplo, salários dos funcionários, despesas operacionais, entre outros), as taxas cobradas para o investimento dos valores da mensalidade do consórcio. Assim, é uma garantia de viabilidade da existência do consórcio, além de ser o meio pelo qual a administradora é remunerada pelo serviço prestado.
Ela é equivalente à taxa de juros?
Não. A taxa de juros é um valor variável e progressivo. Mas o que isso quer dizer? Que uma série de questões podem alterar esse percentual e, portanto, aumentar o valor das parcelas. Um exemplo é a questão relacionada com o valor de entrada para a compra do veículo por meio de financiamento.
Quanto maior esse valor, menores serão os juros, pois passa para a instituição financeira uma maior confiança sobre a solidez das suas finanças. No consórcio, mesmo que você adiante parcelas, o valor da taxa de administração será o mesmo, por ser algo fixo e imutável.
Como é feito o cálculo na prática?
Mas afinal, como é feito esse cálculo na prática? Vamos trazer um exemplo sobre como é feito o cálculo da taxa para administradora.
Pense em um consórcio para carta de crédito para caminhões que tenha uma taxa de administração de 20% e o consórcio tenha duração de 80 meses. Nesse caso, você terá um valor de 0,25% da carta de crédito incidindo sobre a parcela todo mês. Assim, o seu planejamento financeiro para isso poderá ser mais simples.
Mesmo com a taxa de administração do consórcio, ele ainda é uma opção mais interessante para você que deseja comprar o seu caminhão sem maiores problemas. Isso porque essa modalidade permite que você faça sua aquisição de forma planejada e econômica.
A taxa de administração de um consórcio é um dos pontos que você deve estar atento ao contratar esse serviço. Mas não é o único. Quanto mais você souber sobre o tema, tomará essa decisão com maior tranquilidade.
Por isso, confira nosso artigo sobre o tema e tire suas dúvidas sobre como funciona um consórcio.