A agricultura moderna oferece diversas práticas de preparação do solo para o plantio, inclusive a calagem, que controla a acidez e fornece nutrientes à terra. E, para que todo o processo seja feito corretamente, é vital saber o que é e para que serve o calcário e como aplicá-lo, pois esse produto é utilizado para elevar a produtividade da plantação.
Porém, não basta apenas escolher qualquer calcário e aplicá-lo no solo. É necessário entender como esse elemento age na terra, qual deve ser utilizado e a dose recomendada para sua propriedade.
Vamos aprender mais sobre isso? Leia até o final e confira os principais pontos do tema!
- O que é o calcário?
- Tipos de calcário
- Para que serve o calcário?
- O que é calagem do solo?
- Como aplicar o calcário na terra?
O que é o calcário?
O calcário é uma rocha sedimentar, rica em carbonato de cálcio, podendo também conter magnésio em sua composição. Na agricultura, é usado no solo durante a etapa de preparação da terra para o plantio a fim de corrigir a acidez e possibilitar o fornecimento de nutrientes para as plantas.
A partir dos benefícios do calcário para a plantação, surgiu a técnica denominada calagem, sobre a qual falaremos a seguir.
O calcário é classificado de acordo com sua composição, ou seja, o nível de cálcio e magnésio que possui. Na agricultura, há quatro tipos:
- calcítico: maior concentração de cálcio e menor de magnésio;
- magnesiano: apresenta nível intermediário de magnésio;
- dolomítico: alto teor de magnésio e baixo de cálcio;
- filler: com granulometria fina, é usado para o plantio direto pelo alto poder de neutralização e não revolvimento do solo.
Para que serve o calcário?
O calcário no solo serve para reduzir a acidez (o pH) devido ao seu efeito neutralizador, deixando a terra favorável para o plantio. Essa é uma grande vantagem no Brasil, que possui grande quantidade de solos ácidos. Além disso, ele fornece cálcio e magnésio, essenciais na nutrição das plantas.
Devido à correção do pH do solo e ao fornecimento de macronutrientes, o calcário gera benefícios expressivos, como:
- estímulo do crescimento e desenvolvimento radicular, otimizando a absorção de água e nutrientes pelas raízes, o que resulta em uma plantação mais resistente e produtiva;
- redução da toxicidade da terra pela neutralização do alumínio e manganês presentes, elementos que prejudicam o crescimento e desenvolvimento do cultivo;
- menor fixação de fósforo, pois o calcário equilibra o nível desse elemento no solo. Caso haja alta fixação, ele fica indisponível para as plantas e, se tiver baixa, o desenvolvimento da cultura é prejudicado.
Vantagens do uso do calcário no solo
Os benefícios das propriedades do calcário são diversos. Entre eles, destacamos:
- baixo custo do produto, tornando a calagem uma técnica eficiente e acessível;
- estímulo ao desenvolvimento de microrganismos;
- maior eficácia da adubação da terra;
- aumento da resistência das plantas a veranicos (períodos de estiagem, forte insolação e baixa umidade);
- pode ser usado como fertilizante;
- melhora da fixação de nitrogênio;
- redução da compactação do solo;
- aumento da produtividade da lavoura.
Leia mais: Entenda aqui como aumentar a produtividade agrícola
O que é calagem do solo?
A calagem do solo é uma técnica de preparação da terra para o plantio com a aplicação de calcário. Seu objetivo é equilibrar a acidez e fornecer nutrientes, como o cálcio e o magnésio, para o bom desenvolvimento da plantação. O pH ideal é entre 5,5 a 6,5.
Ela é muito utilizada no Brasil, que possui a maior parte de seus solos ácidos. Isso é útil especialmente na região do cerrado, onde a terra costuma ter solo pobre em nutrientes, com pH baixo e alto teor de alumínio.
Como aplicar o calcário na terra?
A aplicação de calcário, conhecida como calagem, deve seguir algumas etapas para que realmente gere benefícios ao solo e à produtividade da lavoura. O primeiro passo é analisar o solo e entender suas necessidades. Depois, basta escolher o tipo de calcário ideal para a situação e calcular a dose correta de aplicação.
Lembramos que o calcário deve ser colocado três meses antes do plantio visando proporcionar tempo suficiente para sua ação no solo.
Entenda mais sobre como aplicar o calcário na terra e elevar a sua qualidade.
Analise o solo
O primeiro passo é coletar amostras do solo e analisá-las quimicamente para entender a acidez e presença de nutrientes essenciais para seu desenvolvimento, assim como a existência de elementos tóxicos, como o alumínio.
A análise pode ser feita em período de entressafras, por exemplo, para preparar a terra antes de receber um novo cultivo.
O ideal é realizar a amostragem em dois momentos: depois da colheita do verão e antes do preparo do solo para culturas anuais e após a época de chuvas para culturas consideradas perenes.
Escolha o tipo de calcário
A partir dos resultados da análise do solo, é possível determinar qual tipo de calcário deve ser aplicado na sua área agrícola. A definição se baseia na necessidade de mais ou menos magnésio e cálcio.
Calcule a dose de aplicação
O próximo passo é entender a quantidade que será necessário comprar. Para isso, pode-se aplicar fórmulas, como o método da saturação por bases e o método baseado nos teores de Al e (Ca + Mg) trocáveis, a fim de descobrir a dose ideal conforme o tamanho e outros aspectos da propriedade rural.
Compre o calcário
Na hora de comprar o produto, leve em consideração não apenas o valor do item e do frete, mas também o PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total) do calcário. Afinal, um PRNT mais alto significa que a substância tem maior poder de atuação.
O ideal é que o calcário tenha um PRNT entre 50% e 70%, encontrado principalmente no tipo dolomítico.
Saiba mais: O que é a agricultura de precisão?
Aplique corretamente o produto
A aplicação do calcário pode ser feita de duas maneiras:
- incorporada: feita depois da aração e da gradagem. Em cultivos com sistemas convencionais, o produto deve ser incorporado a 20 cm de profundidade ou mais;
- superficial: realizada na superfície, sem revolvimento do solo. Método usado no sistema de plantio direto.
Entenda as vantagens e desvantagens de cada técnica de aplicação e defina qual é a mais indicada para suas necessidades. A aplicação incorporada, por exemplo, possui baixa solubilidade, enquanto a superficial não atinge a estrutura do solo, porém, demora mais para surgir efeito.
De todo modo, ambas as técnicas são eficientes e recomendadas para preparar o solo antes do plantio.
Gostou de aprender para que serve o calcário e todo seu potencial para elevar a produtividade rural? Continue aprendendo sobre preparação do solo para o plantio e leia: Grade aradora - função, tipos e vantagens para operações agrícolas.