Confira como montar o plano de negócios da sua propriedade rural!
Todo produtor rural que deseja ver sua empresa crescendo deve entender a importância de um plano de negócios. Ele é o documento que direciona a linha de expansão e de operação da gestão agrícola. Além disso, transforma as grandes ideias em ações pragmáticas, o que leva a resultados concretos.
Um bom planejamento reduz os riscos e as incertezas do negócio e confere maior cobertura para situações imprevistas. Ele funciona como uma espécie de guia, que o produtor pode consultar sempre que necessário, melhorando ou ajustando as estratégias.
Saiba como montar o seu!
Trace os objetivos do negócio
Mesmo que já gerencie uma propriedade rural, você pode fazer um plano de negócios. Ele vai dar novos direcionamentos à sua empresa. Primeiro, coloque no papel seus objetivos. Eles podem ser de vários tipos.
Abaixo, damos alguns exemplos:
- reduzir o custo com a compra de defensivos;
- reduzir os gastos de energia elétrica;
- aumentar o investimento em sistemas de irrigação automáticos;
- comprar um novo software para gerenciamento de estoque;
- trocar o fornecedor de sementes;
- melhorar a gestão hídrica da propriedade (reaproveitar a água usada, por exemplo);
- chegar a uma safra de X toneladas.
A partir de um objetivo bem definido, você entende para onde seu negócio deve ir e consegue detalhar as ações que o levarão até lá.
Faça um levantamento da situação atual
Faça um inventário de tudo o que acontece atualmente no negócio, de processos a maquinários. É como se fosse um raio-X detalhado da sua propriedade e das operações dentro dela. Você pode partir de algumas perguntas.
De novo, damos algumas dicas abaixo.
- Qual a atividade principal do negócio?
- Quanto custa manter essa atividade? (inclua mão de obra, custos com fornecedores etc.)
- Qual o faturamento?
- Qual o lucro?
- Qual o percentual de investimento disponível em caixa?
- Quais são os ativos do negócio (estruturas físicas e outros bens que fazem parte do negócio)?
Defina o orçamento
Um bom plano de negócios aborda as condições financeiras de forma realista. Importante lembrar de que o orçamento deve ser baseado no fluxo de caixa e em projeções não fantasiosas (é interessante ter um cenário otimista e outro conservador). Também, deve considerar todos os custos — fixos e variáveis — envolvidos na operação.
Monte um calendário agrícola
Programe-se. A agricultura depende muito das condições climáticas e outras variáveis externas. Por isso, todo planejamento que pode ser feito pelo produtor ajuda a minimizar riscos provenientes de variáveis que fogem ao nosso controle.
Descreva as atividades a serem feitas detalhadamente, incluindo a compra dos insumos. Também, coloque a data de semeadura e a da colheita. O calendário agrícola é uma peça fundamental de qualquer negócio rural e o sucesso da lavoura depende dele.
O plano de negócios nada mais é que uma ferramenta que o produtor tem à mão para garantir o futuro da empresa agrícola. Esse documento ajuda a guiar as decisões que precisam ser tomadas para fazer a propriedade crescer, aumentar a rentabilidade e gerar melhores resultados.
Se você se interessa pelo assunto, entenda como aumentar a produtividade agrícola!