Recentemente, o transporte de cargas no Brasil sofreu uma mudança e tanto por causa da transformação do mercado consumidor. Esse cenário acelerou a implementação de mudanças importantes no setor de transporte de cargas, trazendo muitas oportunidades.
Nesse sentido, segmentos como agronegócio, e-commerce e construção civil ganharam destaque, uma vez que tem ganhado muita força de demanda em função do seu crescimento.
Agora que você sabe como está o mercado de transporte de cargas no Brasil, vamos às oportunidades que surgem no setor.
Continue lendo!
Transporte colaborativo
Os conhecidos fretes colaborativos podem ser gerenciados pelas empresas e caminhoneiros autônomos interessados. Ou mesmo, ser uma iniciativa da própria distribuidora para reduzir custos e garantir excelência nas entregas.
Essa operação não é recomendada quando as mercadorias são muito diferentes. Cuidados com embalagens, etiquetas de identificação, documentações e notas fiscais precisam ser reforçados. Além disso, a pontualidade precisa estar presente em todas as formas de entrega, o que permite ganhar destaque diante da concorrência.
Para simplificar os fretes é fundamental usar a tecnologia, tanto para atrair interessados em compartilhar o mesmo modal quanto para se organizar com eficiência e sem erros. Com muitas entregas no mesmo veículo, é importante ter certeza que cada carga será entregue no local correto e com a segurança adequada.
Popularização do e-commerce
O e-commerce se popularizou de forma vertiginosa no Brasil, especialmente por causa da comodidade e da segurança dessa modalidade comercial. Segundo pesquisa feita pela Mastercard e Americas Market Intelligence(AMI), cerca de 46% dos brasileiros aumentaram as compras online. Se, antes, o comércio eletrônico era usado por aqueles que compravam por praticidade, agora temos os que compram pela internet por necessidade. Então, essa realidade aumentou as oportunidades do setor de transporte de cargas.
Plataformas para publicação e acesso a fretes
Outro destaque é o uso de plataformas para publicação e acesso a fretes. O surgimento dessas ferramentas ajuda o segmento logístico a evoluir ainda mais, funcionando com mais eficiência. Graças ao avanço da tecnologia, um aplicativo próprio permite que empresas encontrem motoristas mais adequados aos seus pedidos e vice-versa.
Sustentabilidade
O setor de transporte de cargas tem se destacado por meio de práticas “verdes” para diminuir a emissão de poluentes e os impactos negativos causados à natureza. Além disso, empresas e clientes, mais conscientes do problema, priorizam prestadores de serviço que trabalham sem desperdiçar (ou esgotar) os recursos naturais do planeta.
Se você adota ações ecológicas, consegue visibilidade no mercado e se destaca. Algumas ações para conquistar esse feito é o compartilhamento dos fretes, a revisão periódica do caminhão e a otimização das rotas, pois, dessa forma, o veículo emite menos gases nocivos. Essas são somente algumas ações adotadas por caminhoneiros que querem receber mais ofertas de fretes.
Existe outra possibilidade em alta: a logística reversa. Ela garante que o produto descartado retorne ao ciclo de produção, por meio de coletas seguidas de reciclagem e reaproveitamento.
Como visto, o mercado de transporte de cargas no Brasil está bastante aquecido. As oportunidades surgem a todo instante, pois as demandas e as necessidades de empresas e pessoas mudam constantemente. Por fim, vale dizer que ter um caminhão de qualidade é fundamental para atender à maior parte dos fretes. Assim, você pode escolher aquilo que for mais interessante e lucrativo para o momento.
Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de nossos produtos e conteúdos, siga nossa página no Facebook.