Lance livre VS lance fixo: entenda o que avaliar na hora de escolher
O consórcio é uma maneira de adquirir um bem de forma planejada e econômica. Quem participa de um não vê a hora de conquistar a carta de crédito para, então, comprar o que estava nos planos. A boa notícia é que você não precisa depender apenas dos sorteios tradicionais do consórcio.
Você pode antecipar o recebimento da carta de crédito por meio de lance livre ou de lance fixo. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto e, assim, acabam deixando passar essa oportunidade.
Se isso também acontece com você, não se preocupe. Acompanhe o post e entenda como são feitos esses dois tipos de lance. Ainda, você vai descobrir como escolher o melhor para o seu perfil!
Afinal, como funciona o lance em consórcio?
Ao contratar um consórcio, há duas formas de ser contemplado e ter acesso à carta de crédito para a compra do bem: por meio dos sorteios mensais ou da oferta de lances. Todos os participantes que estejam com o pagamento das parcelas em dia podem participar dos sorteios. Ou seja: todos têm a mesma chance de contemplação.
Por sua vez, o lance ocorre quando o consorciado deseja antecipar o recebimento da carta de crédito. Para isso, ele deve oferecer um adiantamento do valor.
É importante lembrar que essa é uma chance extra. Isto é, o sorteio e os lances funcionam de forma complementar. Isso quer dizer que você participará normalmente dos sorteios e, se desejar, poderá oferecer um lance para tentar antecipar o recebimento da carta de crédito caso não tenha sido contemplado no sorteio. Outro ponto importante é que você só deverá pagar o lance caso seja o vencedor.
Qual é a diferença entre lance livre e lance fixo?
Como você viu, é possível receber sua carta de crédito de maneira antecipada. Para isso, há dois tipos de lances. Veja as diferenças entre eles!
Lance livre
Nesse tipo de lance para consórcio, como o próprio nome sugere, o participante é quem define o valor que quer oferecer. Normalmente, é preciso obedecer o percentual mínimo de 1% do saldo devedor. Geralmente o vencedor será aquele que oferecer o maior valor. Se houver empate, é necessário verificar as condições no contrato para determinar o ganhador.
Lance fixo
Nessa modalidade, é a administradora de consórcios que define o percentual do lance. Por exemplo, o lance deve corresponder a 20% da carta de crédito.
Então, se você for a única pessoa a dar o lance, será o vencedor. Mas, se mais de uma pessoa der o lance fixo, é preciso consultar os critérios de desempate que constam no contrato do consórcio. Geralmente acontece um sorteio entre as pessoas que ofertaram esse tipo de lance.
Vale destacar que o pagamento pode ser feito de duas formas: com recursos próprios ou utilizando o lance embutido, ou seja, descontando o valor do lance da carta de crédito. É importante verificar em contrato quais as especificações para utilizar a própria carta de crédito como forma de pagamento do lance.
Qual é a melhor opção?
Se você está em dúvida entre dar um lance livre ou um lance fixo, analise bem as duas opções e compare com o seu perfil, suas necessidades e possibilidades. Ou seja, leve em consideração o seu orçamento e o percentual mínimo que deve ser ofertado em cada um dos tipos. Desse modo, certamente você fará a escolha mais viável.
Agora que você sabe a diferença entre lance livre e fixo, não deixe de analisar as duas opções para fazer a melhor escolha. O ideal é fazer uma simulação de ambas e verificar de que forma isso impactará seu orçamento.
Quer saber mais sobre o assunto e como adquirir um caminhão de forma fácil e descomplicada? Então, aproveite a visita no blog e entenda como funciona o Consórcio DAF. Boa leitura!