Tradicionalmente, um dos segmentos econômicos de maior importância no Brasil é o agronegócio, em especial, a agricultura familiar. Afinal, nosso país tem um clima favorável, é abundante em água doce e possui uma grande extensão de terra.
Ainda hoje, os alimentos, tanto para consumo interno quanto para exportações, são produzidos por pequenos e médios agricultores, que lidam com diversas demandas e desafios para tocarem seus negócios.
O melhor de tudo é que existem diversas medidas inovadoras que você, agricultor, pode usar para aumentar sua produtividade e faturamento, garantindo seu crescimento no mercado rural. Pensando nisso, reunimos dicas e estratégias que podem ser aplicadas na sua propriedade rural, acompanhe-as ao longo deste conteúdo.
1. Saiba o que plantar e como comercializar
É comum que o pequeno produtor venha de uma cultura produtiva já estabelecida no campo, seja por influência da família, seja por residir em um local com forte herança agrícola. Assim, essa pessoa cultiva produtos já tradicionais, com os quais já está habituado.
Só que na hora de escolher o que cultivar, é necessário questionar se esse produto é realmente promissor para o seu agronegócio. Fatores como características do clima e do solo, faturamento, momento do plantio e demanda do mercado devem ser consideradas. Ainda que isso signifique sair da zona de conforto para tomar decisões mais ousadas.
2. Invista em software de gestão rural
O sistema de gestão rural ajuda na geração e na coleta de dados sobre sua propriedade rural. Das tarefas de plantio, manejo, colheita, controle de estoque e até gestão financeira, ele reúne informações precisas que podem ser usadas no dia a dia. Assim, você faz um gerenciamento mais completo da sua fazenda (de ponta a ponta), deixando-a mais eficiente e rentável.
3. Aposte em recursos de análise meteorológica
O clima é essencial para o sucesso da agricultura familiar. Por exemplo, estiagens, geadas ou tempestades afetam diretamente a qualidade do cultivo. Portanto, contar com a previsibilidade meteorológica é indispensável para a correta atuação do gestor da propriedade rural.
Com o auxílio de equipamentos e sensores com comunicação por satélite, é possível acompanhar e analisar mudanças climáticas. Assim, fica mais seguro definir a plantação de culturas mais sensíveis, por exemplo.
4. Estude usar a agricultura de precisão
A agricultura de precisão usa a tecnologia da informação para gerar e coletar dados, a fim de acompanhar as variações do clima e do solo. Essa inovação é muito importante para o sucesso da agricultura familiar.
Um exemplo prático disso é o uso de ferramentas tecnológicas para a aplicação de fertilizantes. Com um GPS, o trator aplica quantidades diferenciadas para cada lote da propriedade. Assim, apenas os talhões que apresentam problema de crescimento recebem uma porção maior de adubo (ou esterco).
5. Invista em maquinários mais modernos
Os maquinários agrícolas — veículos próprios para cultivo — são importantes para inovar, agilizar e melhorar a agricultura familiar. Eles têm funcionalidades que potencializam a produção da fazenda, além de reduzirem o esforço físico da mão de obra. Seja para a preparação do solo, seja para plantação ou colheita, existem diversas máquinas capazes de facilitar a vida no campo.
Como visto, há uma grande variedade de recursos para inovar na agricultura familiar. As sugestões e as tecnologias mencionadas garantem mais segurança e tranquilidade na produção rural. Isso porque podem aumentar a competitividade do seu negócio, evitar perdas e garantir o cumprimento das demandas do mercado agrícola.
Se você gostou do conteúdo e deseja aprimorar seus conhecimentos agrícolas, confira como montar o plano de negócios da sua propriedade rural.