Frota própria ou terceirizada: qual é a melhor? Entenda como escolher
Sabemos que nem sempre é fácil optar por montar uma frota própria ou terceirizada. Afinal, ambas possuem suas vantagens e desvantagens e, por isso, cada caso é único e precisa ser analisado em detalhes.
Se o gestor de frota deseja controlar melhor todos os processos logísticos da empresa e ter mais autonomia, o ideal é planejar a compra de uma frota própria.
Mas, caso a empresa seja mais enxuta ou então queira reduzir custos e tornar a área de entrega mais prática, a terceirização é uma ótima opção.
Para que você acerte na escolha e evite prejuízos com uma má decisão, separamos neste artigo as maiores vantagens e desvantagens da frota própria e terceirizada e dicas práticas para implementá-las na empresa. Boa leitura!
Vantagens e desvantagens da frota própria
As principais vantagens da frota própria são melhor controle dos processos; publicidade gratuita; sem restrições de quilometragem rodada; e mais flexibilidade de entregas. Já as desvantagens são: custos trabalhistas mais elevados, menor capacidade financeira de inovação da frota e softwares de gestão; e gastos com manutenção, combustível e pedágio.
Entenda melhor sobre cada uma delas abaixo.
Vantagens da frota própria
Melhor controle dos processos
Quando a frota é comprada pela própria empresa, o gestor consegue centralizar todos os processos e suas etapas, acompanhando de perto a aquisição de veículos, os documentos exigidos (licenciamento, IPVA, emplacamento etc), realizar manutenções, entre outras atividades.
Ou seja, a gestão consegue identificar gargalos para realizar ajustes e melhorias nos processos, além de boas oportunidades de negócio.
Publicidade gratuita
As empresas que possuem frota própria têm a total liberdade de adesivar seus veículos, como carros, vans e caminhões, com a marca e a identidade visual corporativa.
Mas, lembramos que a terceirização de frota também permite personalizar os veículos de acordo com a necessidade.
O mais importante é vincular a marca com veículos em boas condições de uso, afinal, ele representa tudo da empresa aos olhos dos clientes. Você confia em uma companhia que realiza entregas com caminhão batido, cheio de barulho, com alta emissão de gases poluentes ou mal cuidado?
Sem restrição de quilometragem
Mais uma vantagem de uma frota para chamar de sua é poder usar os veículos sem limitar os quilômetros rodados por mês. Mas, para não perder o controle, faça a gestão com apoio de um sistema a fim de monitorar dados e informações e administrar os recursos corporativos.
Mais flexibilidade
Há maior flexibilidade em adaptar rotas quando os veículos são da empresa, podendo realizar entregas sob demanda ou fora do horário comercial, por exemplo.
Com a terceirização, há total dependência da companhia contratada, devendo acompanhar sua disponibilidade de transporte.
Desvantagens da frota própria
Custo mais elevados
Ter uma frota própria significa investir em um maior quadro de colaboradores, como motoristas e funcionários administrativos, sem falar nos coordenadores e gestores da área.
Isso inclui pagamento de salário, décimo terceiro, férias e benefícios concedidos. Empresas maiores conseguem arcar com os custos, porém, as menores podem ter dificuldade de manter esse padrão.
Menor capacidade de inovação
Um fator que não pode ser ignorado é que, apesar de ter mais flexibilidade para entregas, a frota própria se restringe quando o assunto é inovação logística, como aquisição de novos softwares de gestão e rastreamento, treinar colaboradores, renovar e modernizar a frota quando necessário.
Leia mais: Afinal de contas, o que é ecossistema de inovação? Confira!
Gastos com manutenção e rotina na estrada
O cálculo de manutenção, combustível e pedágio devem entrar na conta de uma frota própria. Há custos fixos e outras variáveis, como imprevistos: quebra de peças, acidentes, aumento do preço do diesel, multas e danos ao veículo ou à carga.
Vantagens e desvantagens da frota terceirizada
As principais vantagens da frota terceirizada são: maior previsibilidade de gastos; não ter preocupação com depreciação de veículos; maior eficiência e produtividade; acesso a sistemas de gestão; sem necessidade de alto investimento inicial; e redução de custos. As desvantagens são limitação na quantidade de carga e dificuldade de comunicação.
Confira mais detalhes sobre elas para tomar uma decisão mais acertada.
Vantagens da frota terceirizada
Maior previsibilidade de gastos
O planejamento financeiro é menos afetado com a terceirização de frotas. Afinal, tudo foi acordado em contrato, como quantidade de veículos disponibilizados, quilometragem rodada etc. Isto é: os valores mensais são definidos previamente e os custos fixos mensais são mais previsíveis.
Sem preocupação com a depreciação de veículos
Outro aspecto positivo da terceirização é não se preocupar com a depreciação dos veículos. A sua empresa pagará apenas o que for usado, transferindo o custo da depreciação para a companhia contratada.
Além disso, é possível renovar a frota com maior frequência, substituir veículos em manutenção, entre outras vantagens. A sua organização não tem carros ou caminhões parados por problemas.
Aprenda também: Renovação da frota: veja aqui como fazê-la de maneira eficiente!
Maior eficiência e produtividade
O gestor corporativo não precisa gerenciar os processos logísticos, tendo mais tempo para focar na estratégia do negócio. A parte operacional é de responsabilidade da empresa contratada.
E a gestão de frotas consegue focar em atividades como acompanhamento de indicadores, estratégias para elevar a performance e a produtividade da equipe e redução de despesas.
Acesso aos sistemas de gestão de frota
Com a terceirização, não é necessário contratar um software de gestão de frota. A empresa contratada já disponibiliza um com todos os dados inseridos e devidamente analisados e monitorados.
Os sistemas são inteligentes e proporcionam diversos insights ao gestor. Eles são, geralmente, incluídos no contrato de prestação de serviços e liberados conforme as demandas e necessidades dos clientes.
Sem necessidade de alto investimento inicial
Mais um benefício de terceirizar a frota é evitar um alto gasto inicial com a compra de veículos. Isso ajuda a equilibrar o fluxo de caixa e seguir o planejamento financeiro acordado para o ano.
Redução de custos
Em suma, podemos falar que a terceirização ajuda a reduzir custos, especialmente se a empresa for de pequeno ou médio porte. O melhor é que mesmo gastando menos, não há perda de eficiência e qualidade na entrega.
Desvantagens da frota terceirizada
Limitação na quantidade de carga
Como tudo é acordado em contrato, há limite para a quantidade de carga transportada. Logo, isso prejudica caso haja necessidade de realizar mais entregas ou cargas.
Um ótimo exemplo são empresas de e-commerce que não sabem a quantidade de mercadorias que serão entregues.
Dificuldade de comunicação
Toda e qualquer comunicação com o motorista é feita por meio da empresa contratada. Logo, a sua companhia terá uma certa dificuldade de entrar em contato com ele.
Afinal, ao terceirizar a frota, deve-se ter em mente que a transportadora atende a diversos clientes e, por isso, a comunicação pode não ser feita na velocidade que você precisa.
Monitoramento de carga falho
Apesar de muitas empresas contratadas oferecerem sistemas completos que incluem o monitoramento de carga, nem sempre funcionam da forma esperada, o que resulta na desvantagem acima: má comunicação com motoristas para saber onde está o veículo e a previsão da entrega.
Gestão das despesas com frete
Independente da frota ser própria ou terceirizada, para ter um gerenciamento saudável você vai precisar planejar toda gestão de despesas com frete com eficiência.
Com o Frete Pós-Pago oferecido pelo Banco Randon, empresas do ramo podem contratar este tipo de serviço, que soluciona problemas com despesas como manutenção da frota, combustível e de alimentação ou alojamento dos motoristas.
A Linha de crédito, do Frete Pós-Pago, atende principalmente transportadoras e gestores de frota que precisam de uma solução para as despesas com frete. Entre em contato com um especialista e comece a acelerar o seu negócio.
Frota própria ou terceirizada: qual a melhor?
A resposta é: depende das necessidades da empresa. Se o foco for reduzir custos e otimizar a parte estratégica, a frota terceirizada é melhor. Porém, se a companhia deseja centralizar os processos, monitorar de perto a operação e aumentar seus ativos, deve investir na frota própria.
Como contratar uma frota terceirizada?
Para contratar uma frota terceirizada, a chave é analisar as necessidades e demandas da empresa; pesquisar transportadoras renomadas e experientes no mercado; pedir orçamentos e consultoria na escolha de veículos; conversar com líderes e gestores envolvidos no processo de logística e chegar a um senso comum; e assinar o contrato.
Pense que não é necessário contratar diversos veículos logo de primeira, pode iniciar a operação com número reduzido e entender a demanda ao longo dos meses.
Não há como contratar uma frota terceirizada sem verificar a qualidade e a velocidade do atendimento da companhia.
Leia também: Frota de caminhões: o que você precisa saber sobre o assunto
Como planejar a compra de frota própria?
Para montar a frota própria é fundamental analisar a demanda; escolher a quantidade e os tipos de veículos; pesquisar valores e condições de pagamento; comprar e resolver toda a documentação; elaborar um planejamento das etapas dos processos logísticos e criar um política de frotas; e implementar um sistema de gestão.
Por exemplo, se o transporte será de cargas frias ou vivas, é vital entender os requisitos exigidos para adaptar o caminhão ou comprar todos os equipamentos incluídos.
Como o investimento para comprar a própria frota é alto, é preciso também pensar nas possibilidades de pagamento e aquisição. Uma excelente maneira de aumentar sua frota aos poucos é participar de um consórcio e, por meio de parcelas mensais, garantir os meios que a companhia precisa para crescer no mercado. Conheça nossos planos, faça uma simulação e comece a planejar!