O consórcio é para aquelas pessoas que desejam ter uma vida financeira organizada e buscam potencializar a produção da sua propriedade com planejamento, assertividade e sabedoria.
Afinal, com a grande oferta de maquinários agrícolas, é preciso contar com veículos modernos e eficientes para sair na frente da concorrência e focar no crescimento do negócio.
Sabemos que o investimento em uma frota de tratores de qualidade é alto e, por isso, trouxemos aqui uma ótima forma de conquistar seu sonho e otimizar sua plantação: o consórcio!
E o melhor: pode ser realizado um consórcio de tratores usados ou novos, é só escolher!
Continue a leitura e veja como funciona essa modalidade de crédito, suas vantagens, quais são as etapas do consórcio de tratores e o TOP 5 dos tratores mais vendidos no Brasil.
Como funciona o consórcio de tratores?
O consórcio de trator funciona igual a outras modalidades de consórcio: cada consorciado entra em um grupo que escolhe a categoria e a duração do plano e paga parcelas mensais para formar um saldo comum com a finalidade de comprar um bem, como máquinas agrícolas.
A cada mês da vigência do consórcio, há uma assembleia onde acontece o sorteio ou oferta de lance para contemplar um ou mais integrantes com o crédito para adquirir o bem. Isso acontece até que todos sejam contemplados e a vigência do plano se encerre.
Pode ser pessoa física ou jurídica. O importante é entender que há pagamento de parcelas durante um período pré-determinado, que são reajustadas de ano em ano.
É de suma importância ler e entender o regulamento do consórcio, pois, dependendo da administradora, há variações dos planos oferecidos e das taxas administrativas cobradas.
Quais são as taxas cobradas?
Para aprender realmente como funciona o consórcio de tratores é fundamental saber que não há cobrança de taxa de juros, o que existe é a taxa de administração. A taxa de administração também é a forma de remuneração da administradora destinada à operacionalização e manutenção dos grupos.
Entenda melhor: Taxa de consórcio: conheça os 4 tipos existentes
Como funcionam os sorteios e os lances?
A contemplação do crédito para comprar um trator usado ou novo é realizada por meio de sorteio ou lances, assim como acontece em outros tipos de consórcios. A cada mês, um ou mais consorciados são contemplados e têm acesso a carta de crédito para adquirir o trator desejado.
Os lances em um consórcio são um mecanismo que permite ao consorciado antecipar parte ou a totalidade dos pagamentos que ainda não venceram para acelerar seu acesso à carta de crédito.
Ressaltamos que a carta de crédito ajuda ainda a negociar com o fornecedor do trator, afinal, a carta de crédito tem poder de compra à vista!
Saiba mais: Entenda neste guia prático como funciona o lance de consórcio!
Quanto custam as parcelas mensais do consórcio?
As parcelas variam de acordo com diversos fatores. Além disso, elas são calculadas a partir da duração do plano, do valor do trator, da taxa de administração e do fundo de reserva e seguro. O consorciado pode aderir a um plano que esteja de acordo com seu orçamento.
Quem fiscaliza e regulamenta os consórcios?
A regulamentação do setor de consórcios é feita pelo Banco Central do Brasil (BACEN), fiscalizando e estabelecendo normas para o funcionamento de administradoras por meio da Lei 11795/08.
As entidades que representam as administradoras de consórcios no Brasil são a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) e o Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio (SINAC).
Elas têm as funções de aperfeiçoar as normas e os processos do segmento, estabelecendo um canal de comunicação entre as administradoras, as autoridades e os consorciados.
Quais são as etapas do consórcio de tratores?
As etapas de um consórcio de tratores são: adesão ao plano por meio de indicações dadas pelo consultor ou representante, pagamento das parcelas, entrada no grupo e espera do saldo mínimo suficiente para realizar o primeiro sorteio, contemplação por sorteio ou lance, aquisição do bem e encerramento do plano.
Confira mais detalhes sobre cada etapa!
1. Entrada no consórcio
Para começar, é necessário fazer a adesão ao plano adquirindo uma cota. Dessa forma, o participante entra em um grupo a fim de ser contemplado com uma carta de crédito para adquirir o bem.
O grupo é quem determina a duração do plano e suas características.
Uma dica é falar com um consultor e verificar qual plano atende às suas necessidades e possibilidades financeiras.
2. Participação do pré-grupo
É a primeira fase do grupo: a sua formação. Nesse período há o acúmulo de cotas até que haja um saldo suficiente para contemplar o primeiro consorciado por sorteio.
3. Pagamento das parcelas
Para o grupo juntar o saldo necessário é preciso que todos os consorciados paguem regularmente as suas parcelas mensais durante toda a vigência do plano.
4. Contemplação
Todo mês há um ou mais contemplados por sorteio ou lance. Isso permite que o participante use o crédito para comprar o seu trator ou outro bem.
O Consorciado pode ofertar um lance utilizando recursos próprios e tentar antecipar a contemplação. Depois da contemplação há a fase de análise de crédito e, assim, o consorciado tem acesso a sua carta de crédito.
5. Encerramento do grupo
Depois que todos os consorciados são contemplados e adquirem seu trator e, claro, finalizam o pagamento de todas as parcelas, há o encerramento do grupo conforme previsto em contrato.
Quais são as vantagens do consórcio de tratores?
Entre as vantagens do consórcio de tratores estão: aquisição do plano sem entrada, 100% parcelado e a ausência de juros. No consórcio há a taxa de administração destinada à manutenção e operacionalização do grupo. Com o consórcio há ainda a possibilidade de planejar a vida financeira, maior previsibilidade do negócio, poder de barganha por comprar à vista e aquisição de máquinas modernas e eficientes.
Quando comprar um novo trator?
A hora de comprar um novo trator é quando o produtor percebe a queda da produtividade, deseja aumentar a produção, possui altos custos com mão de obra, identifica processos ineficientes e as máquinas utilizadas estão ruins ou têm mais de 10 anos de uso, limite de sua vida útil.
Qual o trator mais vendido em 2023 no Brasil?
Estamos falando sobre aquisição de tratores usados e novos, separamos uma lista com os 5 mais vendidos em 2023!
- Massey Ferguson: desde 1953 no mercado, essa marca possui muitos modelos que são os preferidos dos produtores brasileiros, como o 4707 (75CV). Ele é econômico, potente pelos seus três cilindros e atinge o maior nível no sistema hidráulico.
- Valtra: seu destaque é para o modelo A94, que já ganhou como melhor trator do ano em 2019. De pequeno porte, possui controle remoto de acionamento do sistema hidráulico, bom rendimento e boa eficiência.
- New Holland: essa marca é lembrada por sua durabilidade e potência de tração, especialmente o seu modelo T9.700 Smarttrax. Ele é ótimo para terrenos irregulares e possui bom rendimento.
- John Deere: há diversos tipos de tratores dessa marca: pequenos, médios e grandes. Destacamos os modelos médios 6M e 6J, que se destacam pelo desempenho e melhor conectividade; e os grandes 7J e 8R, com tecnologia de ponta e capacidade de funcionar por longos períodos.
- Ford: a marca pioneira de fabricação de veículos também está entre uma das mais vendidas no Brasil quando o assunto é trator. Há destaques para vários modelos: Ford 6600 Geração 1; Ford 5610 Faixa Azul; Ford 4810 Força 2 (Álcool); Ford 7610 Força 2, Ford 5610 Força 3 e Ford 7810 Força 3.
Leia também: Comprar um trator novo ou usado? Saiba como escolher a melhor opção!
Quem pode participar do consórcio de trator?
Pessoas físicas ou jurídicas podem participar de todos os tipos de consórcios. Essa modalidade de crédito é indicada para quem não tem urgência em comprar máquinas agrícolas, mas precisa pensar a longo prazo e na renovação da frota.
Além disso, o consórcio funciona bem para pessoas que possuem organização financeira e conseguem poupar mensalmente. Se essa pessoa é você, faça uma simulação e aguarde o contato da nossa equipe, entenda como o consórcio de trator pode alavancar sua produção e seu faturamento a longo prazo!