Comprovante de renda autônomo: conheça 4 formas!
Quem trabalha por conta própria, frequentemente, tem dúvidas sobre como apresentar um comprovante de renda autônomo. Isso também acontece com você? Então, saiba, desde já, que existem diversas maneiras de fazer essa comprovação.
No entanto, vale ressaltar que apresentar seus rendimentos sendo autônomo é muito mais fácil quando você tem uma conta-corrente aberta. Além disso, manter o nome limpo também é importante, dependendo da finalidade para a qual você deseja esse comprovante.
Pensando em ajudar você a resolver esse problema sem dificuldades, fizemos uma lista com formas de mostrar o quanto você ganha. Quer saber como garantir o seu comprovante de renda autônomo? Confira, a seguir, 4 sugestões práticas!
1. Utilização do extrato bancário
O extrato bancário é uma das opções mais utilizadas por quem atua por conta própria para comprovar renda. Afinal, essa estratégia vale para profissionais liberais, freelancers e demais trabalhadores autônomos.
É por isso que já demos a dica de abrir uma conta-corrente para os seus recebimentos. Assim, é muito mais fácil localizar tudo o que você recebeu e imprimir os extratos bancários dos últimos três ou seis meses.
2. Recibos que foram emitidos
Outra dica valiosa para todo profissional autônomo é emitir um recibo por todos os serviços prestados. Assim, ao organizá-los, é possível comprovar renda por meio desses documentos. Contudo, é importante se certificar de que tanto o contratante quanto você assinaram o papel.
Emitir recibos é uma prática que ajuda em vários outros processos do dia a dia. Por esse motivo, é fortemente recomendado aderir a esse hábito, mesmo que siga qualquer outra das dicas que vamos dar neste post. Assim, você evita possíveis conflitos e complicações com relação ao comprovante de renda.
3. Declaração de Imposto de Renda
Por mais que muitas pessoas sintam dificuldade em emiti-lo e tentem fugir do famoso Leão, o processo de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) é de grande ajuda na organização financeira. Por essa razão, é importante e obrigatório realizar a declaração uma vez ao ano e enviá-la para a Receita Federal dentro do prazo estabelecido.
Ao manter o Imposto de Renda devidamente declarado, principalmente, nos últimos anos, é possível comprovar renda com muito mais facilidade. Afinal, a finalidade desse processo é justamente regularizar a situação financeira de cada indivíduo.
4. Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)
Há também a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, também conhecida como Decore. Esse é um documento emitido por um profissional contábil, com registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), justamente para servir como comprovante de renda autônomo.
Esse documento facilita muito o dia a dia de quem não tem carteira assinada ou tem dúvidas de como comprovar a renda efetivamente. No entanto, é preciso atualizá-lo com determinada frequência, para que não fique sem validade.
Agora que você já sabe como apresentar um comprovante de renda autônomo, é possível evitar problemas e se sentir mais confiante nos momentos em que esse tipo de documento for solicitado. Lembre-se de manter os seus dados atualizados e guardar registros comprobatórios para aumentar a confiabilidade da sua comprovação.
Achou este post interessante? Então, confira nossas dicas de planejamento financeiro para autônomos!