Aumentar a produtividade de uma lavoura consiste em um dos mais importantes desafios do produtor rural. Investir em maquinário é um dos dilemas de quem lida com a profissão: vale mais a pena arcar com os altos custos de um trator novo ou arriscar a compra de um trator usado, mas por um valor menor?
Existem caminhos para indicar a melhor decisão. A necessidade da lavoura, o tipo de cultura plantada, os custos de manutenção do equipamento e até o design, não tanto pela estética, mas pelo conforto e segurança. Vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de optar por um trator novo ou usado?
Continue a leitura!
Quais as vantagens e as desvantagens de um trator novo e de um usado?
Esses dois tipos de veículos apresentam prós e contras que devem ser considerados na hora de escolher qual deles investir. Entenda os benefícios que cada um pode proporcionar, assim como seus inconvenientes.
Continue!
Trator usado
Os tratores usados apresentam algumas vantagens e desvantagens em relação aos novos.
Facilidade de aquisição
Esse benefício é um ponto forte a ser considerado pelo comprador, pois é ideal para quem tem prazos apertados e não quer parar a produção. Com um implemento usado, não será preciso aguardar dias para o modelo desejado ficar pronto e chegar na loja.
Preço e custo-benefício
A aquisição de um trator usado é ideal para agricultores que têm um capital enxuto, mas precisam de uma máquina para otimizar os processos de cultivo. Isso porque o usado é mais em conta que um veículo novo e acaba sendo a melhor alternativa para quem não pretende investir em um modelo zero quilômetro.
Manutenção e defasagem
A depender do modelo e de quanto ele foi usado, pode necessitar de reparos mais frequentes, se comparado à necessidade de manutenção de um trator novo. Ou seja, pode ser que, em pouco tempo, isso gere custos maiores do que esperado em relação a um veículo zero quilômetro, que não exige reparos frequentes.
Além disso, é válido ressaltar que a compra de um usado pode significar a aquisição de uma tecnologia defasada para a produção. Portanto, é preciso pensar muito bem no que você busca.
Tratores novos
Os tratores novos apresentam algumas vantagens e desvantagens em relação aos usados.
Garantia
Embora a chance de um trator zero quilômetro ter problemas de funcionamento ser muito pequena, ela pode ocorrer por diversos motivos. Nesse caso, é importante contar com a garantia que a concessionária e a fabricante são obrigadas a oferecer.
Peças novas
Como o próprio nome diz, um trator novo conta com peças novas. Isso significa que sistemas e componentes dificilmente darão defeitos, pois todos esses recursos são originais de fábrica e apresentam vida útil elevada.
Tecnologia de ponta
Os recursos tecnológicos dos tratores novos são de última geração e recém-lançados. Alguns exemplos são: aquecedor, ar-condicionado, sistema de som, painel digital, sensores e possibilidade de ter informações com softwares de cultivo. Tudo que há de mais moderno é possível encontrar em uma máquina zero quilômetro.
Valor e depreciação
Apesar das vantagens mencionadas, comprar um trator novo também pode ser um desafio. O maior deles corresponde ao valor elevado, já que um veículo recém-fabricado requer um investimento alto. Outro problema é a depreciação, pois uma máquina agrícola nova que sai da concessionária perde instantaneamente o valor de mercado que tinha. Além disso, algumas marcas não têm unidades a pronta entrega, fazendo o produtor pagar pelo produto sem poder usufruí-lo em seguida.
O que considerar na hora da escolha?
Agora, entenda quais fatores avaliar no momento da aquisição de um trator.
Preços e taxas de juros
Avalie os valores, somando os preços solicitados pelo vendedor (seja uma concessionária ou uma pessoa física/jurídica, no caso de tratores usados) com as taxas de juros. No caso de pagamento à vista, ofereça uma proposta com um bom desconto, pois você tem a vantagem de estar "com o dinheiro na mão". No entanto, se optar por uma forma de aquisição parcelada, considere o valor integral do investimento e os pagamentos mês a mês. Ambos devem estar dentro das suas projeções de fluxo de caixa.
Condições de pagamento
O produtor rural pode buscar programas de financiamento para custeio de inovação e investimentos em maquinário, como também outras modalidades de pagamento. O consórcio, por exemplo, costuma ser uma boa alternativa de aquisição, porque não demanda um valor de entrada. Além disso, o consorciado pode ajustar as parcelas de pagamento conforme sua capacidade de capital e demanda pelo equipamento.
Tipo de propriedade e de cultivo
Para comprar o modelo ideal, é necessário avaliar as dimensões do terreno e o tipo de relevo onde ele vai trabalhar. O tipo de cultivo da lavoura também afetará na decisão de compra, já que as funcionalidades de cada trator atuam melhor em condições específicas. Também, é importante considerar a potência do veículo, ou seja, a quantidade de cavalos (CV) ideal para garantir um bom desempenho. Desconsiderar a potência pode acelerar o desgaste do veículo e elevar o consumo de combustível.
Custos de manutenção
Assim como qualquer outro veículo, o trator necessita de revisões e reposições de componentes. Por isso, avalie os custos de manutenção e os preços das peças, para avaliar o custo-benefício da máquina em relação aos consertos e os reparos de rotina.
Tração das rodas
Existem três de tipos de tração que precisam ser avaliadas pelo comprador do trator. São elas:
- tração em duas rodas (4x2): são veículos ideais para solos de textura mediana e locais com pouca chuva, para não prejudicar a aderência dos pneus do trator ao solo;
- tração nas quatro rodas (4x4): são veículos ideais para solos pesados e inclinados, não sendo indicados para cultivos, por causa do tamanho dos pneus;
- tração dianteira auxiliar (4x2): são veículos que atuam de forma intermediária aos anteriores. Em geral, apresentam valores mais acessíveis que as versões 4x4. Têm rodas dianteiras menores, a fim de melhorar o controle da direção e, ainda, garantem tração adicional ao acionar a tração auxiliar.
Características do equipamento
As seguintes características devem ser consideradas:
- design: deve oferecer segurança, conforto e ergonomia para o trabalhador do campo, a fim de garantir melhor qualidade de vida e evitar problemas de saúde;
- sistema de locomoção: pneus ou esteira, a ser definido conforme a modalidade do uso.
Por fim, ressaltamos que a escolha por um trator novo ou um trator usado deve respeitar as necessidades do produtor rural, o estágio do negócio e as condições de financiamento. É ideal colocar os valores investidos no papel e projetar seu retorno, em termos financeiros e temporais. Quanto melhor for o retorno, mais acertada será sua decisão.
Contar com o consórcio John Deere traz uma série de vantagens para você que deseja atualizar ou aumentar a sua frota. Então não perca tempo! Entre no site e faça a sua simulação!cta-simule-seu-consorcio-randon