Como negociar com fornecedores e torná-los verdadeiros parceiros?
Você já imaginou como seria seu negócio sem um bom fornecimento de insumos e matérias-primas? Dificilmente seria possível mantê-lo de pé, certo?
Nesse sentido, entender como negociar com fornecedores pode te ajudar a potencializar ao máximo essa relação, obtendo melhores condições de compra e facilitando a sua gestão de negócio.
Se você quer entender como ser um bom negociador, continue a leitura deste artigo. Reunimos dicas e técnicas que podem te ajudar a criar uma relação comercial mais próspera e positiva com os fornecedores.
Boa leitura!
Como negociar com fornecedores? Aspectos gerais
Sabemos o quão desafiadora pode ser a relação com os fornecedores. Afinal, diversos aspectos precisam ser cuidadosamente combinados e equilibrados para que ambas as partes se sintam contempladas pelo acordo comercial, incluindo:
- prazo de entrega;
- volume mínimo de compra;
- condições de pagamento;
- processos de cadastramento.
Nesse sentido, vale destacar que o primeiro passo para entender como negociar com fornecedores é estabelecer, com clareza, quais são os aspectos inegociáveis da compra e quais são passíveis de flexibilização.
Precisa que a entrega ocorra no dia X, ou seu estoque ficará defasado? Este deve ser um aspecto inegociável. Gostaria de pagar a compra em parcelas, mas considera fazer a quitação à vista se houver desconto? Então, aqui está uma oportunidade de flexibilização.
Lembre-se de que ter jogo de cintura pode ajudar a “encaixar” a sua demanda na oferta do fornecedor, ao mesmo tempo em que contribui para o estreitamento de laços na parceria.
Antes de seguir em frente, leia também: 4 melhores formas de reduzir o custo operacional do seu negócio!
Como ser um bom negociador? Aspectos a considerar
Levando em consideração os pontos trazidos no tópico anterior, aqui estão alguns detalhes importantes para te ajudar a entender como ser um bom negociador:
- seja gentil;
- ouça os argumentos do parceiro comercial;
- defenda seus pontos de vista e deixe claro aquilo que é inegociável;
- considere alternativas;
- conheça bem o mercado e certifique-se de entrar em contato com os melhores fornecedores;
- demonstre que sua empresa é uma boa parceira.
A seguir, falaremos com mais detalhes sobre técnicas de negociação e dicas práticas para conseguir as melhores condições na hora de comprar de seus fornecedores.
6 técnicas de negociação para fazer boas compras
Se você está prestes a começar um processo de negociação de compras e quer conhecer as melhores estratégias para lidar com os fornecedores, está no lugar certo.
Aqui estão 5 técnicas para entender, na prática, como negociar com fornecedores.
- Conheça suas necessidades antecipadamente
- Inicie a negociação de compras o quanto antes
- Apresente-se com segurança
- Mantenha um tom de voz positivo
- Flexibilize o que for possível
- Pense em longo prazo
Vamos entender melhor cada ponto?
Conheça suas necessidades antecipadamente
Antes de começar o processo ativo, como negociar com fornecedores, fazer orçamentos etc., é recomendado tirar um tempo para “olhar para dentro”. Afinal, quais são as necessidades da empresa?
Tenha clareza sobre o que o seu negócio necessita, considerando produtos, preço, prazos e condições de pagamento ideais. Este conhecimento ajudará a guiar a etapa de negociação e a encontrar os melhores parceiros comerciais para atender às suas demandas.
Leia também: 10 dicas para organizar as finanças da empresa
Inicie a negociação o quanto antes
Nada de deixar para negociar uma semana antes da data prevista para o recebimento dos produtos! Como já dizia o ditado, “a pressa é inimiga da perfeição”, e encontrar um fornecedor que atenda às suas necessidades em um prazo curto fica consideravelmente mais difícil.
Sendo assim, prepare-se para iniciar as conversas com o máximo de antecipação. Precisa receber uma remessa de produtos em maio? Em fevereiro ou março, as buscas pelos melhores parceiros já devem começar.
Lembre-se também de que as especificidades do produto influenciam o prazo de entrega; portanto, quanto mais complexa for a demanda, mais antecipada deve ser a negociação.
Apresente-se com segurança
Iniciar o contato já faz parte das estratégias de negociação com fornecedores. Portanto, não comece com excessiva informalidade ou de deixe de lado informações sobre o seu negócio.
Bons fornecedores costumam analisar a idoneidade de seus clientes, avaliando, inclusive, sua seriedade para honrar com as dívidas.
Por conta disso, vale incluir, em seu e-mail ou telefonema inicial, informações como o nome da sua empresa, o tempo de atuação, seu segmento, volume de compras mensal e o número de fornecedores fixos com os quais já negocia de forma recorrente.
Mantenha um tom de voz positivo
Na hora de entender como negociar com fornecedores, mantenha em mente que a relação comercial deve ser de parceria, e não de competição.
Portanto, ainda que haja momentos “delicados” no processo, como a argumentação até chegar a uma condição que agrade a ambas as partes, conserve a positividade no tom de voz.
Reforce que você deseja chegar a um denominador comum, e que é bom para a sua empresa ter um fornecedor que se sinta contemplado pelas condições do acordo firmado.
Flexibilize o que for possível
Como pontuamos anteriormente, é interessante chegar a uma negociação com os pontos inflexíveis bem definidos. Os demais, porém, devem ser flexibilizados, na medida do possível, com o objetivo de construir uma transação benéfica também para o fornecedor.
Lembre-se de que acordos desiguais podem gerar a insatisfação do parceiro, que, eventualmente, pode deixar a desejar no cumprimento de suas obrigações, como o prazo de entrega ou a qualidade da mercadoria.
Pense em longo prazo
Pormenores definidos? Contrato firmado? É hora de trabalhar para manter a relação em longo prazo.
Você quer ser privilegiado por descontos e condições exclusivas? Espera que o parceiro se lembre de você quando receber um produto novo ou lançar um desconto limitado em um lote de insumos?
Para tal, é preciso trabalhar para manter os laços formados. Dessa forma, faça seus pagamentos em dia, solicite remessas com antecipação e marque reuniões periódicas para coletar feedbacks do fornecedor.
Como conseguir descontos com fornecedores? Resumo final
Sempre que você quer estabelecer relações comerciais próximas com fornecedores e garantir descontos e condições especiais, lembre-se do resumo a seguir:
- converse de forma amigável;
- flexibilize quando possível;
- honre os seus compromissos;
- zele por uma relação de longo prazo.
Conseguir descontos e condições especiais de pagamento junto aos parceiros comerciais é fundamental para assegurar a saúde financeira da empresa, mantendo o fluxo de caixa positivo. Para continuar no clima, que tal entender por que a reserva de lucros é uma opção importante para as empresas?