Comprar caminhão usado: vantagens + 6 dicas para escolher
Seja para quem trabalha como autônomo ou deseja renovar a frota, a compra de caminhão requer bastante atenção. Afinal, esse é um instrumento de trabalho de alto valor agregado.
Sendo assim, são inúmeros itens que devem ser analisados, desde a parte da documentação até a mecânica. Tudo isso para garantir que a melhor decisão seja tomada e que, principalmente, você sairá satisfeito desse negócio.
A vida de caminhoneiro é cheia de desafios. Entretanto, esse não precisa ser mais um. Então, vamos responder às maiores questões sobre esse assunto, desde quais as vantagens do seminovo até como escolher um caminhão para comprar. Boa leitura!
Vantagens de comprar caminhão seminovo
Por que comprar um caminhão seminovo ou usado? Veja algumas das principais vantagens:
- preço mais em conta;
- variedade de modelos;
- garantia válida;
- acessórios e melhorias já instalados;
- menos depreciação após a compra.
Achou interessante e quer saber como escolher um caminhão para comprar? Saiba como fazê-lo a seguir.
Comprar caminhão usado: como escolher o seu?
Há duas palavras principais que envolvem esse processo: pesquisa e planejamento. Não adianta esperar que tudo caia do céu.
É fundamental que você se organize para comprar um bom caminhão, principalmente se ele for usado. Afinal, além de dispor do dinheiro para a aquisição, você também precisa certificar-se da qualidade do bem que está adquirindo.
Separamos algumas dicas para facilitar em todo esse processo, falando sobre a escolha, o que você deve observar e quais as melhores formas de pagamento. Confira!
1. Priorize suas necessidades
O primeiro passo é definir para quê você precisa o caminhão. Isso ajudará a ter mais objetividade no momento da escolha, afinal, o que não faltam são modelos diferentes, além de mil e uma funcionalidades. Pensar nesses pontos pode te ajudar:
- determine o uso pretendido: você usará o caminhão para transporte de carga, entregas locais, viagens de longa distância, construção ou outro fim específico? Isso influenciará o tipo de caminhão que você deve escolher;
- avalie a capacidade de carga: calcule a carga média que planeja transportar. Certifique-se de que o caminhão escolhido tenha capacidade para acomodar essa quantidade com segurança;
- considere o tamanho do caminhão: deve ser adequado ao ambiente em que você pretende usá-lo. Caminhões maiores podem ser difíceis de manobrar em áreas urbanas, por exemplo;
- escolha o tipo de carroceria: existem diferentes tipos de carrocerias de caminhão, tais como: baú, plataforma, caçamba etc. Escolha o que melhor atenda às necessidades de transporte, em especial se for renovar a frota.
2. Pesquise várias opções
Mesmo tendo definido aquelas questões anteriores, ainda existem diferentes modelos e alternativas para você, certo? Esse é o momento de pesquisar tanto aqueles que mais te agradam quanto os locais em que você pode comprá-lo.
Aqui, há dois processos. O primeiro é fazer uma busca detalhada de diferentes marcas e modelos de caminhões disponíveis no mercado. Leia avaliações, consulte outros proprietários e leve em consideração a reputação da montadora.
Em seguida, você deve procurar uma concessionária de confiança. Essa é uma medida de segurança interessante, uma vez que a compra de um caminhão é um negócio que envolve grandes somas.
Se algo der errado com a documentação ou o veículo, o prejuízo pode ser grande. Ninguém quer passar por isso, certo? Muitos desses problemas podem ser evitados ao escolher um lugar confiável.
Além de ter uma grande variedade disponível, certas concessionárias podem aceitar o veículo antigo como parte do pagamento. Também costumam ter um cuidado maior com o caminhão, tanto na parte da documentação quanto da procedência.
3. Inspecione o veículo
Mesmo que a compra do caminhão usado seja feita por uma concessionária, o ideal é que você faça uma inspeção para garantir que está fechando um bom negócio.
Tenha um olhar cauteloso em todo o veículo, mas, especialmente:
- carroceria e lataria;
- portas e vidros;
- interior da cabine;
- motor e suspensão;
- pneus.
Observe também os locais mais comuns de ter ferrugem, como na parte de baixo das portas e do para-lamas, além das bordas das tampas do capô do motor e dos bagageiros.
Se possível, leve um mecânico especializado no modelo ou marca para ter uma análise mais criteriosa.
4. Faça um test drive
Este é um momento essencial para sentir se esse é o veículo certo para você. Afinal, a experiência que terá dirigindo é o que realmente vai confirmar se ele vai ajudá-lo no que precisa no dia a dia.
Por sinal, é interessante que você preste atenção em mais alguns detalhes, como:
- engate de marchas;
- luzes do painel;
- freios;
- força do motor;
- barulhos na suspensão.
E, é claro, lembre-se do conforto e da ergonomia. Você vai passar boas horas ali dirigindo, não é mesmo? Então, certifique-se de que esses pontos também te satisfaçam.
5. Atente-se à documentação
Confirme se toda a documentação está em ordem. Os principais são o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Em paralelo, certifique-se de que as taxas, os impostos e as multas relacionados ao caminhão estejam pagos pelo vendedor antes da transferência de propriedade. Isso evita que você assuma responsabilidades financeiras antigas.
Por fim, verifique se os números do chassi e motor do caminhão correspondem aos indicados na documentação. Qualquer discrepância pode ser um sinal de que o veículo foi adulterado ou está envolvido em atividades ilegais.
6. Encontre a melhor modalidade de compra
Considerando o valor médio de um caminhão, é difícil que as pessoas tenham todo o dinheiro de uma vez para fazer o pagamento à vista. Logo, na maioria das vezes, é necessário buscar outras vias para que a aquisição seja feita.
Neste caso, há duas principais: o financiamento e o consórcio.
O primeiro é uma forma de aquisição de bens muito utilizada pelos brasileiros, seja para a compra de imóveis ou veículos, normalmente com alto valor aquisitivo. Basicamente, funciona como um empréstimo.
É uma medida amplamente conhecida, mas que costuma ser mais burocrática, além de que é recomendável desembolsar um alto valor de entrada para reduzir o número de parcelas (e, consequentemente, da taxa de juros).
Já o consórcio funciona de uma maneira diferente e, ao longo dos anos, vem ganhando cada vez mais espaço. Na verdade, pode ser considerada uma das maneiras mais vantajosas de comprar um caminhão, mesmo um usado. Quer saber mais? Veja a seguir.
Consórcio de caminhão: vale a pena?
Primeiramente, é necessário entender como funciona o consórcio para caminhão. É uma modalidade de compra feita pela união de pessoas com o interesse comum de adquirir um bem para formar uma poupança coletiva e possibilitar essa aquisição.
Cada participante contribui com determinado valor e, todos os meses, uma ou mais pessoas são contempladas, tendo acesso à carta de crédito, que corresponde ao valor do bem escolhido no momento da adesão ao grupo de consórcio.
Esse processo de contemplação é feito pela empresa que administra o consórcio e pode ocorrer de duas formas, por sorteio ou lance.
As principais vantagens do consórcio para compra de caminhão são:
- ausência da taxa de juros – o que existe no consórcio é a taxa de administração, que é um percentual fixo sobre a carta de crédito que é diluída ao longo do prazo de pagamento do plano;
- flexibilidade na aquisição do bem – no caso, você obtém uma carta de crédito para aquela categoria. Em relação ao modelo, terá liberdade para escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades;
- não há necessidade de entrada – uma vez que o valor da carta de crédito é parcelado de forma integral;
- planos flexíveis – é possível encontrar um plano de consórcio que esteja alinhado com suas expectativas, seu orçamento e, ainda, seu planejamento financeiro.
No fim das contas, o consórcio para comprar caminhão usado é uma opção excelente para renovar ou aumentar sua frota. Ele permite um planejamento financeiro mais eficiente e, ainda, oferece inúmeras vantagens.
Ficou interessado? Então, acesse nosso site e faça uma simulação!