Como calcular frete de caminhão e quando vale a pena
Seja você um profissional autônomo, seja o gestor responsável por uma frota de veículos para transporte de cargas, é importante saber como realizar o cálculo do frete. Esse é um ponto central das atividades — e falhas aqui podem, até mesmo, inviabilizar suas atividades no dia a dia.
Isso pode comprometer tanto a experiência do potencial cliente — que está cotando o transporte em seu negócio — como proporcionar prejuízos para as suas atividades. Por isso, não dá para ter incertezas sobre essa questão.
Para evitar esse tipo de problema, confira como realizar esse cálculo de forma correta e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o tema.
Qual é a importância de calcular o frete de caminhão?
Um dos primeiros pontos que devem ser destacados sobre a importância do cálculo de frete é o fato de ele proporcionar um preço justo para todos os envolvidos, desde a sua empresa até os clientes.
Isso faz com que o contratante se sinta seguro de que está pagando um valor correto pelo serviço realizado, com o melhor custo-benefício para esse tipo de ação.
Afinal, valores muito baixos podem passar desconfiança para quem está prospectando seu serviço, enquanto preços muito acima farão com que a pessoa procure outros fornecedores.
Outro ponto é evitar, justamente, falhas que possam prejudicar o dia a dia da sua empresa ou do seu trabalho como autônomo. Se os cálculos estão defasados (por exemplo, não consideram os valores atualizados de combustíveis), a rentabilidade esperada será muito menor na prática.
Algumas variáveis desse cálculo podem mudar ao longo do tempo. Os valores dos combustíveis podem ter uma variação considerável no prazo de alguns meses, e isso pode exigir mudanças na precificação dos valores.
Outro ponto importante sobre calcular o frete de forma adequada é a necessidade de eventuais contratos de longo prazo estabelecidos com os clientes.
Se você tem um contrato de fidelização para a prestação de serviço a uma empresa durante um determinado período, com os valores pré-definidos, é importante ter uma cláusula de revisão periódica desse preço.
Como calcular o frete de caminhão?
Esse cálculo pode ser feito por meio da Tabela de Frete, criada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ela permite estabelecer o valor mínimo necessário para cobrar pelo serviço de frete de caminhão.
Algumas das variáveis que essa tabela considera são:
- o tipo de carga que será transportada;
- a distância percorrida;
- o número de eixos do caminhão.
A partir das características presentes na tabela, é possível identificar o valor mínimo que deverá ser cobrado por quilômetro rodado. Com isso, é possível, realizar o cálculo de acordo com a distância solicitada pelo cliente.
Esse valor pode aumentar ao considerar outras questões do seu negócio, como os diferenciais da sua empresa no mercado de transportes — como rastreamento de cargas, possibilidade de same day delivery e atendimento diferenciado, entre outros.
Outra possibilidade é a de realizar o cálculo com um software automatizado, que considera todas as variáveis listadas. Ele ainda pode ir além da tabela da ANTT, permitindo enviar imediatamente o orçamento para o seu potencial cliente a partir do preenchimento de um formulário. Isso ajuda tanto as grandes empresas como o autônomo, que é dono de caminhão de frete pequeno.
Os dados são integrados ao sistema, o que permite realizar a apuração do valor final e já responder o contato do solicitante. Isso oferece à sua empresa um diferencial importante de atendimento, aumentando as chances de fechar o contrato.
O que considerar na hora do cálculo?
Além das variáveis que a ANTT traz para o cálculo do valor mínimo de frete, é possível considerar outros custos importantes para definir um valor que seja realmente justo.
Alguns dos pontos que precisam estar no cálculo são:
- manutenções preventivas, para que os veículos possam circular normalmente;
- GRIS (Gerenciamento de Risco) — uma taxa dedicada a cobrir despesas que estejam relacionadas com mecanismos de segurança para o transporte de cargas;
- pagamento dos pedágios no trajeto realizado;
- seguro do veículo e da carga;
- manutenção da integridade física do motorista — alimentação e pernoite, caso necessário;
- tarifas relacionadas com a obtenção do lucro da empresa;
- tributos relacionados ao transporte de carga — como Imposto de Renda, INSS e ICMS, entre outros.
Outro ponto que deve ser considerado é a modalidade que está sendo cotada. Estão entre as possibilidades, estão:
- normal: quando a contratada é a transportadora que recolherá a carga no armazém e levará até o destinatário;
- subcontratação: quando a transportadora terceiriza o processo para um outro negócio, que será responsável por realizar o transporte;
- redespacho: quando a contratada original faz parte do transporte, enquanto o restante é encaminhado por uma subcontratada;
- vinculado a multimodal: quando o transporte é feito por mais de um modal — ou seja, quando o frete é feito por caminhão até determinado ponto, e outro modal (como avião, trem e navio, entre outros) é utilizado para concluir o processo.
Quais são as ferramentas mais usadas?
Para além de saber as variáveis que devem ser consideradas no cálculo, a definição das ferramentas que podem ser utilizadas é fundamental para garantir precisão , além de agilidade na hora de se comunicar com os potenciais clientes.
Entre as principais ferramentas utilizadas para isso, estão:
- tabela de frete oficial: planilha criada pela ANTT, que define o menor valor possível de frete;
- planilha: a partir da inserção manual dos dados, você consegue ter os valores finais para apresentar a quem está prospectando o serviço;
- software de gestão de frete: a partir da inserção das variáveis — o que pode ser feito de forma automatizada, com o preenchimento de um formulário —, o software oferece o valor final de transporte.
Saber como calcular o valor de frete de caminhão permite, até mesmo, agilidade para fechar contratos e tornar suas atividades mais competitivas. Por isso, adote as melhores medidas e torne suas atividades ainda mais eficientes.
Para quem trabalha com frete, outro ponto importante da gestão é saber o momento adequado de fazer a troca do caminhão. Confira nosso artigo com as melhores dicas sobre o assunto!