Como captar recursos financeiros para sua transportadora? Veja 6 alternativas!
A captação de recursos financeiros para a transportadora é o conjunto de estratégias com o intuito de levantar e mobilizar determinada quantia para custear as operações realizadas pela empresa, viabilizar a execução de projetos e suportar situações de crise.
Nesse sentido, a captação de recursos tem o objetivo de atender a algum propósito específico da empresa. A procura por recursos de terceiros requer um planejamento, e envolve o conhecimento efetivo sobre o destino exato da quantia a ser distribuída para custear as atividades.
Quer saber mais sobre o assunto? Vamos apresentar algumas dicas de como captar recursos financeiros para a transportadora e conseguir realizar a compra de caminhões ou implementos. Boa leitura!
1. Investimento com capital próprio
O investimento com crédito próprio é uma das primeiras opções para captar recursos financeiros para as empresas. O lado positivo é que não é necessário injetar altos valores. O valor total depende da inicialização e de várias circunstâncias, e é comum que o valor investido retorne como lucro em poucos meses.
2. Consórcio
O consórcio é a reunião de pessoas físicas ou jurídicas com um objetivo comum, que é a aquisição de um bem ou serviço, mediante o pagamento mensal de um valor previamente determinado que será destinado para uma poupança comum. Todo mês, um ou mais participantes são contemplados e têm acesso à carta de crédito para a compra do bem.
Essa modalidade é uma boa alternativa para o gestor que está em busca de captação de recursos financeiros para a aquisição planejada de bens. O Consórcio permite a aquisição de frotas de caminhões de modo facilitado, com a máxima segurança e de forma econômica.
3. Crowdfunding
Não se preocupe se sua transportadora não for considerada devidamente qualificada para receber um empréstimo para empresas. Existem outras opções de captação de recursos financeiros disponíveis. É o caso do crowdfunding.
Trata-se de um tipo de financiamento coletivo que consiste na conquista de capital para iniciativas de interesse coletivo por meio de múltiplas fontes de financiamento, geralmente, um grupo pequeno ou grande de pessoas físicas interessadas e que investem suas finanças. De qualquer forma, é importante dar atenção aos termos e condições do acordo e a incidência de taxas e juros.
4. Investidores-anjo
Os investidores-anjo são pessoas físicas, executivos ou empreendedores, que bancam os custos de produção da transportadora, como a compra ou a troca da frota de caminhões. Eles assumem os riscos oriundos do negócio, além de ter participação no retorno financeiro. Geralmente, eles dominam conhecimento ou experiência na área e têm interesse no empreendimento para, assim, ampliar os negócios.
5. Empréstimo peer-to-peer
O termo “peer to peer” significa ponto a ponto. Essa modalidade de empréstimo é facilitada pelas plataformas P2P, uma espécie de fintech de crédito, que tem a função de intermediar o serviço entre os investidores e o tomador do empréstimo.
Vale tanto para empresa quanto para pessoa física, organizando a documentação e planejamento toda a transferência, somente repassando os valores ao tomador após a confirmação do pagamento pelos investidores.
6. Empréstimos bancários
O empréstimo em bancos e credores tradicionais é uma forma comum para captar altas quantias, a fim de custear as despesas iniciais da empresa. Também para permitir que ela invista em máquinas e veículos, de modo que ela consiga iniciar as suas atividades.
Existem várias modalidades de empréstimos oferecidas por instituições financeiras com taxas de juros justas. Para ser aprovado, o cliente terá o seu perfil de crédito analisado, em decorrência da pontuação ou score, do tipo de garantia oferecida e as atividades desempenhadas pela empresa.
A captação de recursos financeiros pode ser o diferencial para que sua transportadora consiga se diferenciar no mercado. Com essa ação, você ganhará mais fôlego para investir em melhorias para a empresa, aumentando as chances de ampliar sua rentabilidade.
Gostou desse conteúdo? Então confira também nossas dicas de como escolher implementos rodoviários para o seu negócio!