Benchmarking: saiba a importância da técnica e como ter os melhores insights
Saiba o que é benchmarking, como aplicar essa técnica e a importância que ela tem nas relações comerciais!
A busca por aprimorar as funções e os procedimentos de uma empresa é uma atitude comum dos gestores. É uma ótima maneira de vencer os desafios e a concorrência que o empresário enfrenta no dia a dia. Não é diferente em uma propriedade rural.
Mas para alcançar o sucesso, é necessário implementar técnicas adequadas. Novas ideias e projetos precisam estar alinhados com uma boa gestão estratégica. Se tem dúvidas sobre como investir e fazer as melhores escolhas em sua atividade no campo, este post é para você!
Acompanhe o conteúdo e aprenda qual o caminho mais adequado para se destacar no mercado.
O que é benchmarking?
É uma expressão em inglês que significa "referência". Nada mais é que um método de avaliação aprofundado que visa ao desenvolvimento progressivo de qualquer negócio. É uma maneira de melhorar os rendimentos em todos os termos: resultados de vendas, diminuição de custos, dentre outros pontos relevantes.
É um estudo feito analisando a concorrência. Por meio dessa análise, é possível entender como outros produtores agem, como trabalham e quais práticas adotam para ter sucesso. A partir disso, o gestor consegue compreender o que pode ser melhorado e como implementar processos, produtos e serviços novos.
É realizada uma investigação no mercado e os profissionais conseguem dizer de forma transparente como anda a administração dos investimentos. Por meio dessa investigação aprimorada, é viável fazer uma comparação e replicar resultados positivos.
Qual a relevância do benchmarking para o produtor rural?
Esse processo permite identificar áreas em que seu negócio precisa de melhorias. Você também se torna capaz de comparar seu progresso ao longo do tempo e obter informações valiosas que podem ajudar a tomar decisões mais bem embasadas sobre a atividade.
Como o benchmarking é um processo flexível, ele pode ser aplicado a praticamente qualquer parte do seu negócio, desde a produção como um todo até as metas de setores e/ou canais individuais em sua equipe.
Mas vale ressaltar que o benchmarking não é um exercício único. Para realmente se beneficiar dessa prática, é preciso se envolver em aferições consistentes e contínuas de suas principais atividades, de modo a garantir que está avançando em direção a seus objetivos.
Para que serve?
O método avaliativo e comparativo em questão serve para fomentar o crescimento de um jeito eficaz. Sobretudo, em setores que têm atendimento ao público e contam com a experiência do cliente, é muito interessante aplicar o benchmarking.
Quanto mais você conhece o ramo de atuação, maiores são as chances de inovar. O domínio desse mecanismo pode trazer muitas vantagens.
Qual é a sua importância?
É relevante esclarecer que o benchmarking é apenas um instrumento de comparação. Por mais que outras ideias possam inspirar mudanças, o correto é não copiar o sistema de trabalho de outras propriedades.
Apesar de algumas informações servirem de base, entenda isso: se feito corretamente, o benchmarking é capaz de impulsionar os ganhos. A comparação feita como uma análise crítica é muito bem-vinda. No entanto, vale a pena manter a atenção quanto aos excessos.
Separamos alguns pontos que demonstram a importância de iniciar essa proposta e as vantagens que apresenta:
- esquematizar as tendências do segmento que você trabalha;
- perceber claramente as perspectivas e ameaças do negócio;
- observar o andamento e os pontos de êxito de vários negócios do mesmo nicho e que atendam ao mesmo público que o seu;
- dominar melhor os processos necessários na rotina de trabalho;
- atrair os colaboradores aos objetivos de produção, usando como exemplo o sucesso de propriedades que aplicaram estratégias parecidas e foram bem-sucedidas;
- inteirar-se melhor no trabalho que você oferece e em que está inserido, e isso também inclui como os clientes o enxergam;
- propiciar o aprendizado de gerenciamento e planejamento;
- encorajar a tomada de decisões sobre investimentos futuros considerando a realidade competitiva.
Quais são seus principais benefícios?
São muitos benefícios, e separamos alguns deles com mais detalhes.
Identificar tendências
Estar atento às tendências é o ponto chave do benchmarking. Confrontar o seu jeito de trabalhar com a intenção de pesquisar novas coisas é vantajoso. Isso ajuda a construir uma maturidade na gestão do negócio.
Motivar a equipe
A partir do momento em que o trabalho gera resultados positivos, a equipe se sente motivada a continuar. As críticas construtivas formadas a partir da apreciação de todos os andamentos que podem ser melhorados também são positivas.
Se você pode melhorar alguma coisa, e efetivamente a aperfeiçoa, o serviço rende e cresce.
Como fazer benchmarking?
Para realizar essa comparação, algumas questões devem ser consideradas. O ideal é que você escolha alguns concorrentes para fazer esse monitoramento. Logicamente, a preferência vai ser por negócios que você admira.
Depois disso, é interessante que sejam estabelecidos alguns indicadores dessa análise, leia-se: qual aspecto será observado? Se vai ser a forma de prestar o ofício, o tipo de equipamento, como o cliente é tratado, e muitas outras coisas.
Depois disso, é o momento de comparar com o que tem sido feito em sua administração. Faça um levantamento do que pode ser melhorado, acrescentado ou até tirado. Não se esqueça de que os pontos negativos também contam muito.
A construção de valores decorre também de uma aceitação do que não está funcionando bem. Entender que existem problemas e que eles podem ser resolvidos é um equilíbrio perfeito.
Então, assumir que determinados aspectos necessitam de ajustes é um excelente passo. Se precisar fazer investimentos, pode pensar na possibilidade de assumir um consórcio, por exemplo.
Dar importância para as possíveis faltas amplia a visão do gestor como um todo. O benchmarking tem um propósito que vale a pena ser implementado na rotina. É um jeito eficiente de alcançar crescimento e ter ótimos desempenhos em todos os segmentos.
Agora que sabe como sair da zona de conforto e se tornar um diferencial no mercado, que tal aprender a cuidar melhor do seu dinheiro? Aproveite que está por aqui e descubra pelo menos 4 dicas de planejamento financeiro que vão ajudar bastante!